terça-feira, 1 de novembro de 2011

COENZIMA Q10

Olá pessoal, dando prosseguimento as postagens sobre suplementos naturais, vamos falar sobre uma importantíssima substância chamada Q10. Sempre lembrando que esta série de postagens sobre suplementos naturais tem como fonte o importante livro "O poder de cura de Vitaminas, Minerais e Outros Suplementos, da Seleções do Reader´s Digest.




COENZIMA Q10
Diz-se que a coenzima Q10 aumenta o vigor, ajuda a perder peso, combate o câncer e a Aids e até protela o envelhecimento. Embora essas alegações sejam extravagantes, esse nutriente é promissor para o tratamento de doenças cardíacas, problemas gengivais e outros problemas de saúde.


INDICAÇÕES

- Melhora as condições cardíacas e circulatórias de pessoas com insuficiência cardíaca congestiva, miocardiopatia ( enfraquecimento da musculatura cardíaca). Hipertensão arterial, arritmias (distúrbios do ritmo cardíaco), dor no peito ( angina) ou doença de Raynaud.
- Trata a doença gengival e mantém saudáveis as gengivas e os dentes
- Protege os nervos e pode ajudar a tornar mais lenta a evolução das doenças de Alzheimer e Parkinson
- Pode ajudar a evitar o câncer e as doenças cardíacas e participar no atraso das alterações degenerativas do envelhecimento
- Pode auxiliar o tratamento do câncer e da Aids.

APRESENTAÇAO

- Cápsulas
- Comprimidos
- Líquido

ATENÇÃO

- Gestantes ou lactantes devem sempre conversar com seus médicos antes de tomar a coenzima Q10. Este nutriente não foi estudado neste grupo.

LEMBRETE – Se você tem algum problema de saúde, converse com seu médico antes de tomar suplementos.



O QUE É

A Coenzima Q10, uma substância produzida pelo organismo, pertencem a família de compostos denominados quinonas. Quando foi isolada pela primeira vez em 1957, os cientistas a chamaram de ubiquinona por causa de sua natureza ubíqua. Na verdade, a coenzima Q10 é encontrada em todos os seres vivos e também está concentrada em muitos alimentos, inclusive castanhas e óleos. Na década passada, a coenzima Q10 tornou-se um dos suplementos mais populares em todo o planeta. Os seus defensores usam-na para manter a boa saúde geral, assim como para tratar doenças cardíacas e alguns outros problemas sérios. Alguns médicos acreditam que a coenzima Q10 é tão importante para o funcionamento normal do corpo que deveria ser denominada “vitamina Q”.

O QUE FAZ

A função básica da coenzima Q10 é catalisar o metabolismo –a complexa cadeia de reações químicas durante a qual o alimento é processado em unidades de energia que o organismo consegue usar. Atuando em parceria com as enzimas ( daí a denominação “coenzima”), esse composto acelera os processos metabólicos vitais, fornecendo a energia de que as células precisam para digerir os alimentos, curar feridas, manter saudáveis os músculos e desempenhar inúmeras outras funções corporais. Tendo em vista a função primordial desse nutriente na produção de energia, não é surpreendente que ele seja encontrado em todas as células do corpo. É especialmente abundante nas células cheias de energia do coração, ajudando esse órgão a bater mais de 100.000 vezes ao dia. Além disso, a coenzima Q10 atua como antioxidante, de forma muito semelhante as vitaminas C e E, ajudando a neutralizar as moléculas que agridem as células ( conhecidas como radicais livres).

PREVENÇÃO

A Coenzima Q10 pode atuar na prevenção do câncer, do infarto do miocárdio e de outras enfermidades ligadas a lesão pelos radicais livres. Além disso, é usada para reforçar a saúde em geral e como suplemento contra o envelhecimento. Como os níveis desse nutriente diminuem com a idade ( e com determinadas enfermidades), alguns médicos preconizam a suplementação diária após os 40 anos de idade.

BENEFÍCIOS PRINCIPAIS

A Coenzima Q10 gerou muita excitação como uma possível terapia para doenças cardíacas, sobretudo a insuficiência cardíaca congestiva ou a falência cardíaca. Em alguns estudos, constatou-se que pacientes com funcionamento cardíaco precário melhoraram bastante após o acréscimo da coenzima Q10 a sua terapia convencional. Outros estudos mostraram que as pessoas com doenças cardiovasculares apresentam níveis baixos dessa substância em seus corações. Pesquisa adicional sugere que a coenzima Q10 pode ajudar a proteger contra coágulos sanguíneos, a reduzir a pressão arterial e os batimentos cardíacos irregulares, a tratar o prolapso de válvula mitral, a aliviar sintomas da doença de Raynauld ( má circulação nos membros) e a aliviar a dor no peito ( angina). Se você tiver uma doença cardíaca, converse com o seu médico antes de tomar esse suplemento e lembre-se – a coenzima Q10 é um complemento do tratamento convencional e não o substitui. Não tome esse nutriente no lugar de cardiotônicos ou outros medicamentos prescritos pelo seu médico.

BENEFÍCIOS ADICIONAIS

Alguns estudos de pequeno porte sugerem que a Coenzima Q10 pode prolongar a sobrevida de pessoas com câncer de mama ou de próstata, embora os resultados ainda não sejam conclusivos.
Além disso, parece ajudar na cicatrização e no alívio da dor e do sangramento de indivíduos com doença gengival, acelerando a recuperação após cirurgias bucais. Esse suplemento é promissor contra as doenças de Parkinson e Alzheimer e a fibromialgia, além de aumentar o vigor de indivíduos com Aids. Alguns médicos acreditam que a coenzima Q10 ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue em pessoas diabéticas. Existem muitas outras alegações – retarda o envelhecimento, ajuda na perda de peso, melhora o desempenho desportivo, combate a síndrome de fadiga crônica, alivia múltiplas alergias e reforça a imunidade. Todavia, é necessária pesquisa adicional para determinar a eficácia da Coenzima Q10 para essas e outras doenças.




COMO TOMAR

Dosagem – a dose geral é de 50 mg, duas vezes ao dia. Doses mais elevadas de 100 mg, duas vezes ao dia, podem ser úteis para problemas cardíacos ou circulatórios ou para a doença de
Alzheimer e outras queixas específicas.
Orientações – Tome o suplemento pela manhã e a noite, de preferência as refeições, para aumentar sua absorção. A coenzima Q10 deve ser tomada durante um longo período, sendo necessárias oito semanas ou mais para os resultados serem percebidos.

EFEITOS COLATERAIS POSSÍVEIS

A maioria das pesquisas sugere que a Coenzima Q10 é inofensiva, mesmo em grandes doses. Em casos raros, pode causar desconforto gástrico, diarréia, náuseas ou perda de apetite. Todavia, parece ser muito segura no cômputo geral. Como a Coenzima Q10 ainda não foi totalmente estudada, verifique com seu médico antes de tomá-la, sobretudo se você estiver grávida ou amamentando.

DICAS

- Procure cápsulas ou comprimidos que contenham coenzima Q10 em uma base oleosa (soja ou outro óleo). Como se trata de um composto lipossolúvel, esse nutriente é mais bem absorvido quando ingerido as refeições.

ÚLTIMAS DESCOBERTAS

Em um estudo de grande porte realizado na Itália, em mais de 2.500 pacientes com insuficiência cardíaca congestiva, 80% melhoraram quando uma dose de 100 mg de coenzima Q10 foi acrescentada a seus outros tratamentos. Esses pacientes apresentaram melhora da cor, menos edema maleolar ( inchação dos tornozelos) e a falta de ar e começaram a dormir melhor após tomar o suplemento por 90 dias.



VOCÊ SABIA

Os médicos no Japão, na Suécia, na Itália, no Canadá e em outros países comumente prescrevem a coenzima Q10 para tratar doenças cardíacas. Muitos dos suplementos são produzidos no Japão, pais onde até 1 em cada 10 adultos usa essa coenzima com regularidade.

Um comentário:

  1. muito explicativo, estou satisfeita, quanto a segurança de tomar ess coenzima Q10. Obrigada

    ResponderExcluir