RAIO-X DO CAMPEÃO
Conhecido como “O Dom”, Phil Heath jogava basquete pela Universidade de Denver antes de se tornar fisiculturista, em 2002, quando tinha 23 anos. Em uma rápida ascensão, com a conquista do NPC, em 2005, ganhou o direito de competir entre os profissionais.
O atleta de Seatle, Estados Unidos, imediatamente fez sucesso, vencendo suas duas primeiras competições, o Colorado Pro Championships e o New York ProChampionship. Logo começou a incomodar os grandes. Foi sétimo no Arnold Classic, em um resultado questionado por muitos fãs, que acreditam que Heath merecia mais. Classificado para o Olympia, o atleta decidiu que ainda não era hora de estrear no campeonato, e seguiu se preparando.
O segundo lugar no Arnold Classic de 2008 mostrou que esta foi uma boa decisão. Ainda mais no Olympia, no qual foi terceiro, tornando-se o primeiro estreante a ficar entre os três melhores desde Kevin Levrone, em 1992, e Flex Wheeler, em 1993.
Favorito no ano seguinte, teve uma infecção estomacal, a 24 horas do pré judging e acabou entrando no Olympia 4,5 Kg abaixo do que esperava. No ano seguinte, foi segundo colocado, perdendo apenas para Jay Culter. Agora, em 2011, chegou a sua vez de levar o troféu que já vinha amadurecendo há algum tempo.
Altura: 1,75 m
Peso em competição: 110 Kg
Peso no off-season: 130 Kg
Braços: 57 cm
Quadríceps: 81 cm
Panturrilha: 52 cm
Pescoço: 47 cm
Cintura: 74 cm
Peito: 140 cm
Era um título que vinha amadurecendo a cada ano. Segundo ano passado, Phil Heath bateu o vencedor de quaro dos últimos cinco Mrs. Olympia, Jau Cutler, e conquistou seu primeiro troféu no mais importante campeonato de culturismo do mundo. O Evento foi realizado em Las Vegas, Estados Unidos, entre os dias 15 e 18 de setembro.
Aos 31 anos e na sexta temporada como profissional, Heath ainda não atingiu o ápice de sua forma, mas mesmo assim impressionou os juízes e levou para casa o prêmio de US$200.000 ( equivalente a cerca de R$360.000).
Cutler teve de se contentar com o segundo lugar, após se apresentar um nível abaixo do que esteve em 2010. Admitindo que não era páreo para Heath, o culturista cumprimentou o “novo rei”. Kai Greene mostrou que está de volta a boa forma com um merecido terceiro lugar, a frente de outro que melhorou muito em relação ao ano passado, Victor Martinez. O alemão Dennis Wolf foi o quinto colocado, com Dexter Jackson em sexto.
Toney Freeman foi o sétimo, superando o impressionante Brandon Curry, oitavo em seu ano de estréia no Olympia. Ronny Rockel e Hidetada Yamagishi completaram o top 10.
Nas demais categorias, os favoritos prevaleceram. Iris Kyle conquistou seu sétimo Ms. Olympia e Adela Garcia foi a melhor no Fitness Olympia pela sétima vez. Quem contrariou as expectativas foi a vencedora do Figure Olympia, Nicole Wilkins, que bateu a campeã do ano passado, Erin Stem.
Nestas últimas duas categorias, o Brasil foi representado por Larissa Reis, que terminou em décimo lugar, e Diana Monteiro, 11ª no Fitness, em seu primeiro ano como profissional.
Mas o destaque, novamente, foi para Nathália Melo, vice-campeã do Bikini Olympia. A brasileira ficou atrás apenas da norte-americana Nicole Nagrani. No masculino, o culturismo verde-amarelo foi representado por Fernando “Maradona” Noronha, 16º no 202 Showdown. A competição foi vencida por Kevin English pela terceira vez consecutiva.
RESULTADOS 2011
MR. OLYMPIA
1º PHIL HEATH
2º JAY CULTER
3º KAY GREENE
4º VICTOR MARTINEZ
5º DENNIS WOLF
6º DEXTER JACKSON
7º TONEY FREEMAN
8º BRANDON CURRY
9º RONNY ROCKEL
10º HIDETADA YAMAGISHI
202 SHONDOWN
1º KEVIN ENGLISH
2º JAMES LEWIS
3º JOSE RAYMOND
16º FERNANDO NORONHA( Maradona) Brasil
FIGURE OLYMPIA
1º NICOLE WILKINS-LEE
2º ERIN STERN
3º AVA COWAN
10º LARISSA REIS ( Brasil)
MS. OLYMPIA
1º IRIS KYLE
2º YAXENI ORIQUEN
3º BRIGITA BREZOVAC
FITNESS OLYMPIA
1º ADELA GARCIA
2º TANJI JOHNSONN
3º MYRIAN CAPES
11º DIANA MONTEIRO ( Brasil)
BIKINI OLYMPIA
1º NICOLE NAGRANI
2º NATHÁLIA MELO ( Brasil )
3º DIANNA DAHLGREN
Nenhum comentário:
Postar um comentário