sábado, 18 de fevereiro de 2012

ESPIRULINA E ALGA KOMBU


ESPIRULINA E ALGA KOMBU
Os pesquisadores estão sempre procurando em lagos e oceanos algas e proteínas que sejam suplementos alimentares potentes. A espirulina e a alga kombu realmente contêm várias substâncias benéficas.

INDICAÇÕES:

Tratamento do mau hálito

ESPIRULINA

Acrescenta proteína, vitaminas e sais minerais a alimentação.

ALGA KOMBU

Trata a tireóide hipoativa.
Fornece nutrientes essenciais.

APRESENTAÇÃO:

Cápsulas
Comprimidos
Tintura
Líquido


ATENÇÃO

A alga kombu pode agravar as condições de pacientes que estão tomando medicamentos para hipertireoidismo ( tireóide hiperativa).

LEMBRETE: SE VOCÊ TEM ALGUM PROBLEMA DE SAÚDE, CONVERSE COM SEU MÉDICO ANTES DE TOMAR SUPLEMENTOS.

O QUE É:

A espirulina e a alga kombu são dois tipos muito diferentes de algas aquáticas. A menor das  duas, a espirulina ( também conhecida como alga azul-esverdeada ou cianofícea), é na verdade um microorganismo unicelular ou microalga que lembra bastante uma bactéria. Como seus filamentos espiralados são ricos em clorofila ( pigmento vegetal ), a espirulina confere uma coloração verde-escura aos lagos e lagoas onde cresce. A alga kombu é outra espécie útil, mas provém do mar. Derivada de várias espécies de algas marrons ( conhecidas como Fucus ou Laminaria ), essa alga de longos caules é uma excelente fonte de iodo, crucial na prevenção de problemas tireóideos.

O QUE FAZ

A espirulina e a alga kombu têm sido utilizadas para fins medicinais há milhares de anos na China. Seus defensores fazem muitas declarações – desde aumento da libido até redução da perda de cabelo – mas a maioria delas é extremamente especulativa. Todavia, as algas realmente têm alguns efeitos confirmados.

BENEFÍCIOS PRINCIPAIS:

Como se trata de uma fonte importante de clorofila, a espirulina é ideal para o combate de uma das queixas mais perturbadoras: o mau hálito. Pode ser extremamente eficaz, desde que o mau hálito não se deva a uma doença gengival ou a uma sinusite crônica. Muitos produtos comerciais para melhorar o hálito contêm a espirulina como elemento básico.
O alto teor de ido da alga kombu torna-a valiosa no tratamento da hipoatividade tireóidea causada por deficiência de iodo. Todavia, esse medicamento raramente é necessário porque o sal comercial contém bastante iodo. A alga kombu também é comercializada como suplemento redutor de peso, mas provavelmente só é eficaz nos casos extremamente raros de ganho ponderal secundário a uma tireóide hipoativa e carente de iodo. Só deve ser tomada sob cuidados supervisão médica para tratamento de distúrbios tireóideos.
Espirulina é o mais popular dos suplementos de algas-azul-esverdeadas


BENEFÍCIOS ADICIONAIS:

Algumas vezes, a espirulina e a alga kombu são incluídas em dietas vegetarianas e macrobióticas. A espirulina contém proteínas vitaminas ( inclusive B12 e Ácido Fólico), carotenóides e outros nutrientes. Além do iodo a alga kombu fornece carotenóides, assim como ácidos graxos, potássio, magnésio, cálcio, ferro e outros nutrientes. Todavia, as concentrações de todas essas substâncias parecem ser razoavelmente baixas. Existem muitas outras fontes muito menos dispendiosas e de melhor paladar, de vitaminas e sais minerais  além da espirulina e da alga kombu, inclusive uma ampla variedade de vegetais comuns.
Várias outras alegações são feitas a respeito da espirulina e da alga kombu: elas podem aumentar a energia, aliviar a artrite, melhorar a função hepática, evitar doenças cardíacas e determinados tipos de câncer, reforçar a imunidade, suprimir o HIV e a Aids e proteger as células da lesão pelos raios X ou por metais pesados, como o chumbo. A maioria dos estudos, entretanto, foi realizada em laboratório ou em animais, sendo necessárias ainda mais pesquisas.

COMO TOMAR

DOSAGEM: Para refrescar o hálito com espirulina.
Use um produto comercial liquido “verde”, rico em clorofila ( o rótulo pode informar se a clorofila deriva em parte da espirulina), ou misture uma colher de chá de pó de espirulina em metade de um copo de água. Bocheche bem e depois engula. Uma opção seria mastigar bem um comprimido de espirulina e depois engoli-lo. Repita isso três ou quatro vezes ao dia, conforme a necessidade.
Usando a alga kombu para o hipotireoidismo: Consumir apenas quando indicado por seu médico. Se for necessário iodo, seu médico pode prescrever uma dose apropriada. O pó dissolve bem em água, embora algumas pessoas não gostem do sabor. Comprimidos, cápsulas e tinturas são igualmente eficazes.
ORIENTAÇÕES: Ingerir às refeições para reduzir as chances de desconforto digestivo. Gestantes ou lactantes podem não querer consumir a alga kombu por causa de seu elevado teor de iodo, embora a espirulina pareça ser muito segura.

EFEITOS COLATERAIS POSSÍVEIS

As vezes, náuseas ou diarréia ocorrem em usuários de espirulina ou alga kombu. Se isso acontecer, reduza a dose ou interrompa o uso. Até 3% da população é sensível ao iodo e pode apresentar reações adversas ao uso prolongado da alga kombu – inclusive um aumento doloroso da tireóide que desaparece assim que a alga kombu é suspensa. Esse problema é mais comum no Japão, onde as algas são consumidas com regularidade.


FATOS & DICAS

Não colha espirulina ou alga kombu. As colônias costeiras ou aquáticas de algas podem estar contaminadas por restos industriais ou esgoto e conter níveis elevados de chumbo, mercúrio, cádmio ou outras toxinas perigosas.

DICAS

Procure produtos comerciais para mau hálito que contenham espirulina como um dos primeiros ingredientes listados. Seu elevado teor de clorofila é uma forma natural, segura e eficiente de refrescar o hálito.
Sempre verifique a data de validade na embalagem da alga kombu porque o teor de iodo diminui com o armazenamento. Em um teste realizado não foi detectado iodo nos comprimidos de alga kombu que estavam em uma prateleira há 18 meses.

As pessoas que não apreciam o gosto da alga Kombu podem consumí-la em comprimidos


FONTE: O Poder de Cura de Vitaminas, Minerais & Outros Suplementos
Seleções do Reader's Digest

Nenhum comentário:

Postar um comentário