domingo, 8 de maio de 2011

ESTERÓIDES ANABOLIZANTES

Olá pessoal, esta semana vamos voltar a falar de esteróides. O texto abaixo é do livro ANABOLISMO TOTAL, 7ª edição – Waldemar Marques Guimarães.
Não incentivamos ninguém a usar esteróides. Mas antes de condenar quem usa, precisamos conhecer bem sobre o assunto para termos uma opinião fundada em argumentos. Como diz o professor Waldemar, existem tantos remédios perigosos circulando por aí, remédios de uso rotineiro do povo e não são condenados. Quanto aos esteróides, estes são vistos sempre como uma “bomba” pronta para explodir e destruir quem os usa. O artigo do livro é muito extenso. Quem quiser aprofundar mais no assunto sugiro adquirir o livro que será um grande investimento no seu conhecimento.


ESTERÓIDES
Apesar de que atletas de vária modalidades, tais como corredores, nadadores, jogadores d e futebol e atletas de outros esportes fizeram ou ainda fazem uso destas substâncias com o objetivo de melhorar a performance, é entre levantadores olímpicos, basistas e culturistas que se observa o maior uso de drogas pelo seu drástico resultado, quanto ao aumento do volume muscular e da força. Os esteróides anabólicos foram e são extremamente estigmatizados pelos meios de comunicação, pelos órgãos de regulamentação esportiva e por alguns integrantes da comunidade cientifica. Principalmente no meado da década de 80, a mídia ressaltou os efeitos malévolos do uso de esteróides correlacionando-os  com temperamento violento e com o desenvolvimento de doenças como o câncer do fígado e da próstata. Foram tantas histórias sensacionalistas que as  emoções ficaram acima da lógica. Esta tendência para a maioria ainda prevalece.
Não quero dizer que esteróides sejam drogas seguras. Esteróides anabólicos são, sim, drogas  poderosas que podem causar sérias conseqüências se usadas em excesso, se misturadas ou se automedicadas.
De fato milhares de drogas que pessoas tomam todos os dias também podem causar conseqüências sérias e muitas são várias vezes mais tóxicas do que os esteróides anabólicos. Por exemplo, milhares de pessoas que tomam diurético como o Lasix para combater simples retenção hídrica, podem morrer por dosagem um pouco superior a prescrita pelo médico. A “inocente” aspirina mata mais do que 400 crianças por ano. ( lembramos aqui que o maior lutador de artes marciais de todos os tempos, Bruce Lee morreu conforme laudos da época por ser alérgico a um dos componentes da aspirina. Ele estava na casa de uma amiga quando sentiu fortes dores de cabeça e por isto lhe deram  uma aspirina. Ele deitou e não acordou mais ).
E os Esteróides: Evidências clínicas observam que os efeitos colaterais provocados por essas drogas são, na maioria das vezes reversíveis. Entre os mais sérios efeitos encontra-se a toxidade hepática e o aumento do colesterol sérico ( serum colesterol ) os quais podem ser monitorados através de medidas específicas.
Como a AIDS, o aborto e a pena de morte o uso de esteróides anabólicos se tornou um assunto emocional. Um assunto se torna emocional quando a emoção ultrapassa a razão, quando a especulação científica prevalece sobre fatos científicos. É pena  que o assunto “ esteróides anabólicos” tenha despertado tanta emoção, pois assim se tornou muito difícil de encontrar pesquisas e estudo científicos relevantes sobre ao assunto, porque os pesquisadores no mundo nteriro ficaram com receio de conduzir estudos nesta área por medo de represália pública. Assim  deixamos, por enquanto de ter um esteróide perfeito com  mínimo ou nenhum efeito colateral. Apesar disso mais recentemente, relaciona-se o uso de esteróides com medicação terapêutica para a AIDS e como método contraceptivo masculino.
Repetimos,  como qualquer  outra droga os esteróides devem ser prescritos por um médico especialista que também deve encarregar-se de monitorar os efeitos colaterais, reajustar a dose, trocar o esteróide ou finalizar um ciclo. Porém, sem hipocrisia, sabemos que é possível comprar estas drogas sem prescrição médica. Apesar de ser isso proibido por lei recentemente estabelecida em nosso país, existem alguns donos de farmácias por aí que estão mais interessados com o lucro da venda do que com a sua saúde. A escolha é sua, afinal a vida é uma eterna escolha entre o sim e o não. Não é isso que significa democracia?

O que são Esteróides?

Esteróides são hormônios, responsáveis pela harmonia das funções primordiais no organismo. Além dos esteróides temos a insulina, o glucagon, os hormônios da tiróide e outros.
Existem três categorias básicas de esteróides:
·         Estrógenos ( hormônio feminino) produzido no ovário e encarregados de produzir os caracteres sexuais femininos;
·         Andróginos ( hormônio masculino ) produzidos principalmente nos testículos e responsáveis pela produção das características sexuais masculinas, tais como a massa muscular, a força, a barba, o engrossamento da voz, a velocidade de recuperação da musculatura, o nível de gordura corporal e outros.
·         Cortizona, que é produzida por ambos os sexos e tem efeito analgésico e antiinflamatório. Os esteróides anabólicos são um subgrupo de andróginos.
O que os atletas desejam são os efeitos anabólicos dos andróginos. Mesmo sendo do sexo masculino a intenção é administrar quantias extras de esteróides anabólicos e beneficiar-se dos seus efeitos positivos. Mas não é assim tão simples.
Devemos entender que existem nestas substâncias propriedades andróginicas e anabólicas em diferentes níveis, dependendo do esteróide, já que existem diferentes tipos de esteróides. O que se deseja, com a administração de esteróides anabólicos, são as propriedades anabólicas como o aumento da massa muscular, a velocidade de recuperação da musculatura e o controle dos níveis de gordura corporal, ao passo que os efeitos androgênicos, tais como a ginecomastia e o acúmulo de gordura pretende-se evitar.
A indústria química produz tipos de esteróides com diferentes níveis de poder anabólico e androgênico, mas, infelizmente, os mais poderosos anabolicamente também são fortemente androgênicos. Um esteróide perfeito, 100% anabólico e 0 % androgênico, ainda não existe.

EFEITOS DESEJÁVEIS ( ANABÓLICOS PROMOVIDOS PELOS ESTERÓIDES SÃO OS SEGUINTES:
1.   
Os esteróides podem aumentar a força de contratibilidade da célula muscular, através do aumento do armazenamento de fósforo creatina ( CP). Essa substância ajuda a repor o trifosfato adenosina (ATP) que é a principal fonte de energia do músculo. Isso ocorre em uma complexa seqüência de eventos denominados ciclo de Crebs, sequência essa que depende de várias enzimas. Em outras palavras, quanto mais fósforo creatina armazenado no músculo houver, mais forte e denso este será.
2.    Os esteróides promovem balanço nitrogenado positivo ( mencionado no capítulo de nutrição ). Essa é mais uma forma de aumentar a força muscular e também o volume. O nitrogênio é conhecido como o componente de crescimento na proteína. Manter equilíbrio nitrogenado positivo é fator fundamental para o crescimento e força muscular. Isso é obtido pelo consumo freqüente e em quantidade suficiente de proteínas e pode ter o seu grau de retenção significativamente aumentado por uso de esteróides anabólicos.
3.    Os esteróides aumentam a retenção de glicogênio. Essa substancia derivada da quebra de carboidratos é a fonte secundária de energia para o músculo. Tão logo tenham se esgotado as reservas de ATP, que fornecem energia para esforços de respostas rápidas com duração de apenas alguns segundos, o glicogênio passa a entrar em cena para manter o suprimento de energia, caso o esforço se prolongue. Qualquer aumento, na retenção dessa substância resulta no aumento do volume muscular. Portanto, é conveniente encher a célula de glicogênio. É a isso que se refere a dieta de supercompensação. Ou seja, podemos atingir otimização de gordura corporal.
4.    Os esteróides anabólicos bloqueiam o cortisol. O cortisol é um hormônio catabólico liberado por estresse emocional e também após treinamento árduo. Este hormônio pode suprimir a produção natural de testosterona do organismo já que estes são antagonistas e travam uma batalha para decidir se o músculo irá crescer ou definhar-se. O cortisol também torna o organismo mais susceptível a gripes e resfriados por suprimir mecanismos imunitórios. Sugere-se que os esteróides anabólicos em grande parte favorecem o crescimento muscular devido a seu efeito na atividade do cortizol no corpo humano.


EFEITOS COLATERAIS

Muitos efeitos colaterais de longo e curto prazo são relacionados com o uso de esteróides anabólicos. Efeitos colaterais, como calvície e acne, não são ameaças a vida, mas podem ser psicologicamente preocupantes, ao passo que a hipertrofia da próstata é uma conseqüência que não pode ser ignorada.
O fato é que efeitos colaterais são relacionados, mas daí a admitir que, usando esteróides anabólicos, você terá estes efeitos colaterais é o mesmo  que assumir que não os utilizando você jamais terá estes problemas. Aposto que você tem um tio careca que jamais utilizou esteróides.
Alguns usuários de esteróides anabólicos parecem escapar dos efeitos colaterais, enquanto outros sofrem um ou mais desses efeitos. Tudo depende da predisposição genética, fato que a mídia normalmente não menciona.
O principal culpado pelos efeitos colaterais provocados pelo uso de esteróides anabólicos é um hormônio chamado Dihidrostesterona (DHL ). Este hormônio é convertido no corpo a partir da testosterona por uma enzima denominada de 5-alpha redutase.
Dentre os efeitos indesejáveis provocados por este componente estão:

1.    Calvície
2.    Hipertrofia Prostática
3.    Acne
4.    Agressividade
5.    Hipertensão
6.    Limitação do crescimento
7.    Aumento do colesterol
8.    Virilização em mulheres
9.    Ginecomastia
10. Dor de cabeça
11. Impotência e esterilidade
12. Insônia
13. Hepatotoxidade
14. Problemas de tendões e ligamentos


CULINÁRIA DO BODYBUILDER

Peito de Peru com Bacon
Ingredientes
  • 2kg de peito de peru cortado em cubos de mais ou menos 5cm de lado
  • 2 colheres de sopa de sal grosso
  • fatias finas de bacon em quantidade suficiente para envolver os cubos de peito de peru
Modo de Preparar
Numa tigela funda tempere bem os cubos de peito de peru com o sal grosso e deixe descansando durante meia hora. Depois pegue os cubos e enrole cada um numa fatia de bacon e prenda com palitos para não soltar. Enfie todos num espeto e leve-os à churrasqueira a uma distância de 30cm do braseiro forte durante 15 minutos, virando sempre para que todos os lados tenham cozimento igual. Ao derreter, o bacon confere à carne tenra do peru uma textura e um sabor especiais.



Galeto Atropelado
Ingredientes
  • 1 galeto (frango chamado "de leite" por ser ainda muito jovem) pesando aproximadamente 1.100kg
  • 2 dentes de alho descascados
  • 1 xícara de café de vinagre de vinho tinto
  • 1 folha grande de louro
  • ½ cebola média descascada
  • 1 pitada de noz moscada moída
  • 8 ramos de salsinha
  • 2 copos de cerveja clara
  • 1 colher de chá de colorau
  • ½ colher de café de sal refinado
  • ¼ de colher de café de pimenta do reino preta, moída
Modo de Preparar
Coloque o alho, a cebola, o vinagre, a folha de louro, a salsinha, o colorau, o sal e a pimenta-do-reino moída no liquidificador e deixe bater até obter uma pasta com a consistência de maionese. A seguir, coloque a pasta numa tigela grande - de plástico ou louça - e acrescente a cerveja e a noz-moscada. Mexa bem com uma colher de pau e reserve. Abra o galeto ao meio, pelo peito, e deposite-o na marinada. Tampe a tigela e deixe marinando na geladeira durante 24 horas. Na hora de assar, espete o galeto aberto (ainda gelado) num espeto triplo giratório e leve à churrasqueira a uma distância de 40cm do braseiro forte e uniforme. Se o espeto usado não for giratório, vire de cinco em cinco minutos para obter um assado uniforme. O galeto estará pronto, estalando por fora e macio e suculento por dentro, mais ou menos em 40 minutos. Experimente a textura da carne espetando com um garfo.



Batatas à Provençal
Ingredientes
  • 500g (1 pacote) de batatas redondas pré-cozidas Vapza
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal
  • 3 dentes grandes de alho descascados e triturados
  • 1 colher de sopa de salsa picada
Modo de Preparar
Aqueça a manteiga numa frigideira e coloque as batatas pré-cozidas para refogar até ficarem coradas. Retire da frigideira, escorra sobre papel toalha, coloque numa travessa e tempere misturando bem o alho triturado e a salsa picada