quarta-feira, 17 de agosto de 2011

SUPLEMENTOS NUTRICIONAIS OU ALIMENTARES



A partir de hoje, na seção de Nutrição, iremos falar de vários suplementos nutricionais, com o texto completo do excelente livro “ O poder de cura de Vitaminas, Minerais & Outros Suplementos, das Seleções do Reader´s Digest. A cada postagem descreverei um tipo de suplemento. Para inaugurar esta série, falaremos do Ácido Alfa-lipóico.
Esta será a ordem dos suplementos que falaremos nesta e nas próximas postagens:
Ácido Alfa-lipóico; Aminoácidos;Carotenóides;Cartilagem de tubarão; 5-http; Coenzima Q10; DHEA; Espirulina e Alga Kombu; Extrato de Semente de Uva; Flavonóides;Glicosamina; Isoflavonas de Soja; Lactobacillus Acidophilus; Lecitina e Colina; Melatonina; Óleo de Linhaça; Óleo de Prímula; Óleos de Peixe; Produtos das Abelhas;



SUPLEMENTOS NUTRICIONAIS OU ALIMENTARES

Esses nutrientes incluem um grupo diverso de produtos. Alguns, como os óleos de peixe, são substâncias alimentares que os cientistas concluíram que têm potencial de combater doenças. Os flavonóides, as isoflavonas da soja e os carotenóides são fitoquímicos – substâncias encontradas em frutas e legumes que reduzem o risco de doenças e podem aliviar os sintomas de algumas enfermidades.
Outros suplementos nutricionais, como o DHEA, a melatonina e a coenzima Q10, são substâncias presentes no corpo que podem ser recriadas sinteticamente em laboratório. Um exemplo semelhante é o Lactobacillus acidophilus, uma bactéria amistosa presente no corpo  que, tomada como suplemento, pode ajudar no tratamento de distúrbios digestivos. Os aminoácidos que são blocos de construção para as proteínas e podem ajudar no fortalecimento do sistema imunológico e em outras atividades promotoras da saúde, são, há muitos anos, conhecidos pelos cientistas. Entretanto, apenas recentemente foram comercializados isoladamente como suplementos alimentares.



ÁCIDO ALFA-LIPÓICO
Este ácido, recente no cenário dos suplementos, tem-se mostrado promissor no tratamento da lesão neurológica de diabéticos. Além disso. Pode proteger o fígado e as células cerebrais, evitar cataratas e atuar como um potente antioxidante geral.

INDICAÇÕES:
  • Auxiliar no tratamento de dormências, formigamentos e outros sintomas de lesões neurológicas em pessoas com diabete ou outras doenças.
  • Protege o fígado na hepatite, no alcoolismo e na exposição a venenos ou substâncias químicas tóxicas.
  • Auxiliar na prevenção de cataratas.
  • Pode ser útil na preservação da memória na doença de Alzheimer
  • Atua como um potente antioxidante e possível reforço imunológico, combatendo uma grande variedade de doenças, inclusive psoríase, fibromialgia e AIDS.


APRESENTAÇÃO:
  • Comprimidos
  • Cápsulas


ATENÇÃO: NO CASO DE PESSOAS DIABÉTICAS, O USO DO ÁCIDO ALFA-LIPÓICO PODE EXIGIR MUDANÇA NAS DOSES DE INSULINA OU DE OUTROS MEDICAMENTOS.

LEMBRETE: SE VOCÊ TEM ALGUM PROBLEMA DE SAÚDE,  CONVERSE COM SEU MÉDICO ANTES DE TOMAR SUPLEMENTOS.



O QUE É:
Na década de 1950, os cientistas descobriram que o versátil ácido alfa-lipóico ( também conhecido como ácido tiótico ou simplesmente ácido lipóico) trabalhava com enzimas em todo o corpo para acelerar os processos envolvidos na produção de energia. Mais recentemente, no final da década de 1980, os pesquisadores descobriram que o ácido alfa-lipóico também pode ser um potente antioxidante, neutralizando moléculas altamente reativas, de ocorrência natural, mas que podem lesar células, denominadas radicais livres. O organismo fabrica o ácido alfa-lipóico em quantidades ínfimas. Ele é encontrado principalmente em alimentos como espinafre, carnes ( sobretudo fígado0 e levedo de cerveja. Todavia, é difícil obter doses terapêuticas dessa substância apenas com a alimentação. Muitos especialistas recomendam o uso de suplementos para se obterem os benefícios plenos do ácido alfa-lipóico.



O QUE FAZ
O ácido alfa-lipóico afeta quase todas as células do corpo. Auxilia todas as vitaminas do complexo B- inclusive tiamina, riboflavina, ácido pantotênico e niacina – na conversão de carboidratos, proteína e gorduras encontrados nos alimentos em energia que o organismo possa armazenas e usar mais tarde.  O ácido alfa-linopóico é um antioxidante que protege as células ( citoprotetor ) e ajuda no organismo a reciclar outros antioxidantes, como as vitaminas C e E, reforçando suas atividades. Graças às suas propriedades químicas singulares, o ácido alfa-lipóico é facilmente absorvido pela maioria dos tecidos do organismo, incluindo o cérebro, os nervos e o fígado, sendo valioso no tratamento de várias enfermidades.



BENEFÍCIOS PRINCIPAIS:
Umas das indicações básicas do ácido-lipóico é no tratamento de lesões neurológicas, inclusive a neuropatia diabética, uma complicação tardia do diabete que provoca dor e perda da sensibilidade nos membros. A lesão dos nervos se deve, em parte, a ação de radicais livres sobre as células, nervosas causada pelos níveis descontrolados de açúcar ( glicose ) no sangue. O ácido alfa-lipóico contrabalança a lesão neurológica por meio de seus efeitos antioxidantes. Além disso, pode ajudar os diabéticos a responderem a insulina, o hormônio que regula a glicose. Em um estudo de 74 pessoas com diabete do tipo 2 que receberam 600 mg ou mais de ácido alfa-lipóico ao dia, todas se beneficiaram da redução dos níveis de glicose. Estudos realizados em animais também mostraram que o ácido alfa-lipóico aumenta o fluxo sanguíneo para os nervos e melhora a condução dos impulsos nervosos. Esses efeitos tornam o alfa-lipóico adequado par o tratamento de dormências, formigamentos e outros sintomas de lesão neurológica de qualquer origem, não apenas os decorrentes do diabete.
O alfa-lipóico também beneficia o fígado, protegendo-o contra a agressão dos radicais livres e auxiliando-o a eliminar toxinas do organismo. Assim sendo, algumas vezes é prescrito para indivíduos com hepatite, cirrose e outras enfermidades hepáticas, assim como para casos de envenenamento – por chumbo ou outros metais pesados, ou por substâncias químicas industriais perigosas, como tetracloreto de carbono.



BENEFÍCIOS ADICIONAIS
O alfa-lipóico também tem outros usos potenciais, embora sejam necessárias mais pesquisas nessa área. Alguns estudos experiências em animais sugerem que o ácido pode melhorar a memória ( tornando-o potencialmente benéfico para os portadores da doença de Alzheimer, por exemplo) e proteger as células cerebrais contra lesões provocadas por um aporte sangúineo insuficiente ( por exemplo, uma sequela de cirurgia ou de acidente vascular cerebral).
Algumas evidências indicam que o alfa-lipóico, por meio de suas ações antioxidantes, pode suprimir a reprodução vira. Em um estudo realizado, constatou-se que os suplementos de ácido alfa-lipóico reforçam as funções imunológicas e hepáticas na maioria dos pacientes infectados pelo HIV. Além disso, seria útil no combate ao Câncer, sobretudo aqueles que se acredita estejam relacionados a ação dos radicais livres. Por fim, como parte de uma fórmula antioxidante de alta potência, o alfa-lipóico pode ser eficaz contra vários distúrbios, desde fibromialgia até psoríase, que podem ser agravados, em parte, pelos radicais livres.



COMO TOMAR
Dosagem: Para distúrbios específicos: O alfa-lipóico costuma ser prescrito nas doses de 100 a 200 mg, três vezes ao dia. Para ação antioxidante geral: Doses mais baixas ( 50 a 150 mg ao dia) podem ser prescritas.

Orientações: O alfa-lipóico pode ser ou não tomado as refeições. Não há relatos de efeitos colaterais importantes.

Efeitos colaterais possíveis:
Não há relatos de efeitos colaterais graves na ingestão do alfa-lipóico. Às vezes, o suplemento pode provocar discreto desconforto gastrointestinais e, em raros casos, ocorreram erupções c cutâneas por reação alérgica. Se surgirem efeitos colaterais, deve-se reduzir a dose ou suspender o uso do suplemento.

DICAS:
O alfa-lipóico pode ser comprado como um suplemento individual ou como parte de um reforço antioxidante geral, associado às vitaminas C e E, além de outros antioxidantes. Leia a lista de componentes. Ele pode aparecer com o nome Ácido Tióctico.



ÚLTIMAS DESCOBERTAS
Em um estudo realizado em múltiplos centros médicos, 328 pessoas com lesão neurológica diabética receberam 100 mg 600 mg ou 1.200 mg de alfa-lipóico ao dia durante um período de três semanas. Os pacientes que receberam 600 mg descreveram a redução mais significativas da dor e da dormência em comparação com os outros grupos.
O alfa-lipóico também pode ser benéfico para os 25% dos diabéticos que correm risco de morte súbita devido à lesão cardíaca relacionada com problemas neurológicos. Após tomar durante quatro meses 800 mg diários de alfa-lipóico, esses pacientes apresentaram uma melhora notável de suas provas de função cardíaca.
Um estudo feito com camundongos idosos indicou  que o alfa-lipóico  melhorou a memória a longo prazo, possivelmente prevenindo a lesão das células cerebrais pelos radicais livres.



VOCÊ SABIA?
Os médicos têm prescrito uma forma injetável do alfa-lipóico para salvar as vidas de pessoas que consumiram cogumelos venenosos do gênero Amanita.