terça-feira, 1 de novembro de 2011

Treinamento Feminino - Maitê Bueno

Nesta postagem sobre Treinamento Feminino vamos falar da bailarina que se apaixonou pela musculação e se tornou uma importantíssima atleta para o nosso país nas competições de Fitness. Seu nome é Maitê Bueno e a  reportagem saiu na revista Muscle In Form na edição 68. Temos ainda um lindo calendário para 2012 com fotos da Maitê. Na seção de Nutrição estamos dando continuidade nas postagens de suplementos naturais. Seguindo a ordem já divulgada, vamos falar sobre uma importante substância chamada COENZIMA Q10.

DO BALLET AO FITNESS
A TRAJETÓRIA DE MAITÊ BUENO

Aos 25 anos de idade e com menos de um ano de treinamento voltado para as competições de Fitness, Maitê Bueno já se destaca nessa área. Isso porque a ex-bailarina já entrou com tudo e vem conquistando um espaço cada vez maior dentro das competições. Em menos de um ano, Maitê já venceu o Troféu Internacional Biodelta de Musculação 2010, a Quarta  Copa Sul Sudeste, foi campeão Paulista Estreantes, levou o Paulista e Brasileiro, do qual ainda ganhou o overall e conquistou também o título de Campeã Mundial 2011, todos pela NABBA. Seu próximo desafio será o Universe.
Durante 16 anos, Maitê se dedicou ao ballet e ao jazz. Quando parou de dançar, aos 19 anos, em plena fase de vestibular, não queria ficar parada e optou pela musculação por ser uma atividade física que não ocuparia muito seu tempo de estudante pré-vestibular. Sempre magra, naquela época ela pesava 49 Kg, começou a ganhar massa muscular com os treinos de musculação. Em oito meses, foram 8 kg de massa magra.
Formada em Pedagogia, atual aluna do curso de Filosofia, Maitê trabalha em RH e ainda encontra tempo para encarar o mestrado em Tecnologia da Inteligência. A idéia que a seguia aos 19 anos de idade quando pensava que a musculação não ocuparia tanto lugar na sua vida, foi por água abaixo quando, cinco anos mais tarde e com a conclusão da faculdade, ela decidiu se dedicar as competições e desde então só obteve vitórias, um grande feito para quem já teve hábitos nada saudáveis (“veja depoimento da atleta”).
No início, competir era apenas um hobby, porém, agora posso dizer que é um aspecto muito importante na minha vida. Considero uma segunda profissão, mesmo porque tudo na minha vida está atrelado a minha preparação. Todos os dias eu  tenho que cozinhar para a competição, comer para a competição, treinar e tomar muita água. Há tempo para tudo, a disciplina é grande. Se fosse só um hobby, creio que não seria tão disciplinada e determinada”, afirma. O fato de ter sido bailarina só contribui para se dar bem nas competições de Fitness. Segundo ela, primeiro pela disciplina. “ Tiro de letra a dieta e o estresse da preparação. Além disso, os anos de dança me deram uma consciência corporal incrível, o que ajuda nos treinos e na performance em competições. Postura de palco é algo imprescindível ao atleta, não basta ter um físico impecável  se você não souber posar e mostrar seus aspectos positivos”, explica.

TREINO SÉRIO E MUITA CONCENTRAÇÃO
Além de toda dedicação, esforço e a genética da atleta, que certamente a ajudaram a se tornar campeã em tão pouco tempo, a presença de Roberto Bueno, marido e técnico de Maitê  também é fundamental.
Durante a semana, o treino é feito três dias por um de descanso e assim sucessivamente. Um treino nunca é igual ao anterior. “Mudamos a cada dia para estimular sempre o desenvolvimento muscular”, afirma Bueno.
Entre as fases off( período em que a atleta não treina para competir) e pré( período que antecede as competições) o que muda no treinamento são as cargas que ficam mais elevadas e não há tanta preocupação com aumento excessivo da massa muscular. No período pré, os treinos têm uma intensidade maior, maiores repetições e os pesos são menores. " Não costumamos fazer intervalos entre uma série e outra”, diz o treinador.
Totalmente focados para o Universe que ocorre no final de outubro, o treino que Bueno passa para Maitê se resume em executar todo o grupo muscular dos membros superiores uma vez na semana, fazendo três exercícios para cada grupo muscular, com repetições de 3x15. A exceção é o peito ( onde ela faz apenas 1 exercício) e o ombro, que de vez em quando, treina menos, pois essa é a região que ela desenvolve com mais facilidade.
Atleta da categoria Toned que não permite muita maturidade muscular nem tanta definição, Maitê e Bueno precisam ficar atentos na elaboração do treino para evitar esse crescimento que para ela, seria prejudicial.
O treino de pernas é realizado uma  ou duas vezes na semana sendo que um dia fica para glúteos e posteriores, com séries de 3x15 a 4x15. A carga é baixa e o treino é bem intenso, com duração de 40 minutos em média ( não há descanso entre as séries.


Dieta e suplementação
O Segredo da campeã
A dieta de Maitê também muda bastante a cada semana, mas basicamente é feita com proteína e carboidrato. “Perto  da competição oscilamos a quantidade de carboidrato a cada três dias ( um dia baixo, um médio e um alto), para acelerarmos o metabolismo. Nunca coramos carboidrato, tanto que como em todas as refeições, até mesmo nas  noturnas. Nos períodos que estou em off, furo nos finais de semana – uma refeição no sábado e outra no domingo, como o que quero. Mas somente em uma refeição. Agora em pré não tem conversam, é sem furos”, comenta a atleta.

A suplementação resume-se em;
WHEY PROTEIN
VITAMINA C
VITAMINA E e GLUTAMINA, tanto no período pré como em off.


FIQUE COM UM EXEMPLO DE UM DIA DA DIETA DE MAITÊ

REFEIÇÃO 1 – 2 MEDIDAS DE WHEY PROTEIN COM AVEIA
REFEIÇÃO 2 – 200 GRAMAS DE BATATA DOCE
REFEIÇÃO 3 – 10 CLARAS DE OVOS E 150 G DE ARROZ
REFEIÇÃO 4 – 150 GRAMAS DE BATATA DOCE
REFEIÇÃO 5 – 150 GRAMAS DE FRANGO E 150 GRAMAS DE ARROZ
REFEIÇÃO 6 – WHEY PROTEIN COM AVEIA
REFEIÇÃO 7 – 100 GRAMAS DE BATATA DOCE
REFEIÇÃO 8 – 10 CLARAS DE OVOS OU 150 GRAMAS DE FRANGO
Salada sempre à vontade em qualquer refeição
6 a 8 litros de água por dia

Os objetivos de Maitê hoje estão focados sempre na próxima competição. No entanto, ela planeja competir fora e se profissionalizar como atleta. “ Essa é uma meta a ser alcançada no futuro. Por enquanto, fica em segundo plano, já que no meio de tudo isso, ainda tem a competição deste ano, meus fazeres paralelos ( graduação de filosofia na USP, mestrado na PUC, trabalho) e as tarefas de casa e de esposa”.










UM DEPOIMENTO QUE PODE AJUDAR VOCÊ A MUDAR DE VIDA
“ Não é fácil manter o porte físico de um atleta de fitness, mas ao se olhar  e se sentir bem consigo mesmo, a compensação, prevalece. Além disso, não é apenas a parte estética que muda para melhor. No meu caso, por exemplo, consegui eliminar as crises de enxaqueca que me acompanhavam desde pequena, resultantes de uma alimentação exagerada, que incluía grande ingestão de açúcar e gordura saturada. Além disso, atualmente consigo controlar muito mais minha ansiedade que é enorme em vários aspectos da minha vida. Não é fácil chegar ao nível que estou hoje, mas, com o tempo, seu corpo, seu organismo, sua cabeça, sua rotina vão se adaptando e acostumando a essa nova filosofia de vida. Não consigo mais me imaginar como antes, comendo  três lanches do McDonald’s em uma refeição ( 2 vezes por semana) tomando sorvete depois, chocolate todos os dias, fazendo poucas refeições durante o dia, tomando meio litro de água por dia. Hoje, apensa das dificuldades que ainda existem, é tudo muito mais natural e encaro como uma escolha de vida muito mais saudável.
MEDIDAS
PESO – OFF 68 KG / PRÉ – 59 KG
BUSTO – OFF 92 CM / PRÉ – 89 CM
QUADRIL – OFF 98 CM / PRÉ – 88 CM
CINTURA – OFF 70 CM / PRÉ – 64 CM
ALTURA – 1,68 M 





CALENDÁRIO 2012


3 comentários:

  1. Maitê é sem palavras, nasceu para isso e vai brilhar muito ainda, mais do que já tem brilhado nos palcos.
    Parabéns pela reportagem, muito motivadora!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário! Ela é realmente incrível e tem um grande futuro!

      Excluir
  2. garota linda bom trabalho adorei o blog muito bom !

    ResponderExcluir