quinta-feira, 6 de outubro de 2011

AQUECIMENTO EM MUSCULAÇÃO

AQUECIMENTO EM MUSCULAÇÃO


Aquecimento é o nome que se dá ás atividades realizadas no início de uma sessão de exercícios com a proposta de melhorar o desempenho físico ou evitar lesões. O aquecimento mais tradicional em musculação são os próprios exercícios resistidos realizados com pesos mais leves. 
A observação por parte de técnicos e atletas ao longo de muitas décadas sugere que iniciando os exercícios com pesos mais leves o desempenho é melhor e diminui a ocorrência de lesões com cargas máximas. Embora não sejam procedimentos usuais nas áreas da musculação competitiva, incluindo o levantamento de pesos, com frequência são recomendados os alongamentos e/ou exercícios contínuos do tipo esteira ou bicicleta como aquecimento. Estes exercícios contínuos costumam ser chamados de aeróbicos em função de aumentar a utilização de oxigênio pelo organismo. 
Alongamentos e aeróbicos também costumam ser recomendados como aquecimento para muitas outras atividades esportivas, além da musculação. No entanto, estudos recentes sugerem que o melhor aquecimento é a própria atividade realizada com baixa intensidade. 
Assim sendo, o melhor aquecimento para a musculação seria o procedimento clássico de iniciar os exercícios com pesos mais leves.
No caso dos alongamentos, trabalhos recentes têm demonstrado que a força máxima pode diminuir quando são realizados alongamentos prévios, com intensidade e durações habituais. 
O que não está ainda esclarecido é se os alongamentos podem atrapalhar o treinamento de musculação, ou se deveriam ser evitados apenas antes das competições de força máxima ou potência explosiva como saltos e arremessos.
Quando se adota na musculação o procedimento clássico de aquecimento, o mais habitual é realizar duas séries com pesos mais leves, em cada exercício. Na primeira série utiliza-se cerca de 50% do peso de treinamento e na segunda, cerca de 75%. Além disso, as séries iniciais com pesos mais leves também costumam ser realizadas com maior número de repetições em relação às séries mais pesadas de treinamento. Assim sendo, para a maioria dos objetivos, em musculação, na primeira série  costuma-se utilizar repetições entre dez e quinze e na segunda série repetições entre oito e doze, sem esforço máximo. Após esse aquecimento são realizadas de uma a três séries de treinamento propriamente dito, com grau de esforço adequando para cada caso, com repetições entre seis e oito.
Prof.  Dr José Maria Santarém
Médico fisiatra, doutor em medicina pela USP e diretor do INSTITUTO BIODELTA.
                              

CARTILAGEM DE TUBARÃO

CARTILAGEM DE TUBARÃO
Embora existam centenas de declarações a respeito da cartilagem de tubarão – a mais notável é a que ela cura o câncer -, seu verdadeiro efeito sobre as doenças ainda não é conhecido.
                               


INDICAÇÕES:
- Como auxiliar no tratamento do câncer
- Pode aliviar a dor da artrite e as lesões cutâneas da psoríase e ajudar na cicatrização das lesões herpéticas.

APRESENTAÇÃO:
- Comprimidos
- Cápsulas
- Pó



ATENÇÃO:
Como a cartilagem de tubarão pode interferir no crescimento de novos vasos sanguíneos, não deve ser usada por gestantes ou lactantes, por vítimas de infarto do miocárdio ou de acidente vascular cerebral ( derrame) nem por pessoas que se submeteram recentemente a intervenções cirúrgicas.
Lembrete: Se você tem algum problema de saúde, converse com seu médico antes de tomar suplementos.

O QUE É:
Os ossos formam o arcabouço do corpo humano, enquanto a cartilagem faz o mesmo para os tubarões. Essa substância elástica, mais flexível que o osso, tem consistência fibrosa ef irme, sendo encontrada também em seres humanos: no nariz por exemplo, e em torno das articulações ( juntas ). Nos últimos anos, os derivados da cartilagem de tubarão tornaram-se populares em todo o mundo. A cartilagem de tubarão, retirada da cabeça e das nadadeiras, é primeiro limpa e ressecada e depois triturada até formar um pó branco fino.
Todavia, há muito debate quanto à eficácia desse suplemento. Um hiato importante separa as declarações acaloradas sobre a cartilagem de tubarão e as evidências sobre seus benefícios para a saúde. Além disso, existe uma preocupação ecológica crescente com o fato de a população de tubarões estar diminuindo rapidamente em todo o planeta por causa da pesca predatória.

O QUE FAZ
A maioria dos pesquisadores é cética com relação às declarações de que a cartilagem de tubarão cura desde o câncer e a Aids até a artrite e o herpes.
Alguns especialistas acreditam que o ácido gástrico digere a cartilagem de tubarão, tornando ineficazes os suplementos orais, enquanto outros dizem que mesmo que o organismo absorva a cartilagem, esta não tem efeitos terapêuticos benéficos. Se a cartilagem de tubarão realmente contém ingredientes curativos, eles existem, na melhor das hipóteses, em quantidades ínfimas. Embora alguns estudos promissores estejam em andamento, é necessário fazer pesquisas adicionais para confirmar – ou negar- a eficácia desse suplemento tão controvertido.

BENEFÍCIOS PRINCIPAIS:
Pesquisa feita na década de 1980 despertou o interesse para a alegação mais notável desse suplemento: sua suposta capacidade de combater o câncer. Observando que os tubarões raramente têm câncer, os pesquisadores começaram a estudar várias substâncias oriundas desses animais e constataram que a cartilagem de tubarão bloqueia o crescimento de novos vasos sanguíneos. Como o crescimento de vasos sanguíneos é essencial aos tumores visto que esses vasos fornecem sangue rico em oxigênio que permite a sobrevida e o crescimento dos tumores -, os pesquisadores especularam que a cartilagem poderia combater o câncer ( As terapias contra o câncer que inibem o crescimento de vasos sanguíneos recentemente se tornaram manchetes quando duas substâncias – a angiostatina e a endostatina – que encolhem tumores foram isoladas em laboratório).
Outras teorias formuladas explicam os hipotéticos efeitos da cartilagem de tubarão contra o câncer, e estudos feitos em animais e em laboratórios sugerem que atua em tubos de ensaio ou em animais de laboratório nem sempre funciona em seres humanos: os estudos, em geral, não conseguem mostrar quaisquer benefícios significativos em pessoas com câncer, mesmo quando a cartilagem de tubarão foi fornecida em doses muito altas. Na verdade, um importante fabricante desse suplemento admitiu que a substância “provavelmente não é eficaz” contra o câncer.

BENEFÍCIOS ADICIONAIS:
A cartilagem de tubarão pode ter propriedades antiinflamatórias que a tornam útil no tratamento de doenças como artrite reumatóide e psoríase ( doença de pele). Em um estudo realizado, os animais que receberam um extrato de cartilagem de tubarão apresentaram menos dor e inflamação após injeção de substâncias que irritam a pele.
A cartilagem de tubarão também pode aliviar sintomas de osteoartrite porque facilita o transporte dos nutrientes fornecedores de cartilagem para as articulações. A maioria dos médicos, entretanto, acredita que existem medicamentos mais eficazes para esse fim, como a glicosamina. Por causa de seu possível efeito estimulante da imunidade, esse suplemento também foi proposto para o tratamento do herpes simples e de outras infecções herpéticas.

COMO TOMAR
Dosagens: Para problemas como artrite: Doses de cerca de 2.000 mg de cartilagem de tubarão, três vezes ao dia, são às vezes recomendadas.
Para o câncer: Doses de até 1.000 mg por 1 Kg de  peso corporal, o que significa, por exemplo, 68 g para uma pessoa com 68 Kg – uma despesa considerável para um suplemento sem valor comprovado.

ORIENTAÇÕES:
Alguns pesquisadores sugerem a ingestão desse suplemento com o estômago vazio para minimizar a exposição ao ácido gástrico que poderia destruir quaisquer ingredientes ativos. Como as doses preconizadas para o câncer são muito altas ( em alguns casos o equivalente a mais de 100 cápsulas ao dia), a apresentação em pó seria mais conveniente e menos dispendiosa. Todavia, as pessoas que  não apreciam o gosto de peixe podem preferir comprimidos ou cápsulas.

EFEITOS COLATERAIS POSSÍVEIS
Mesmo quando  ingerida em altas doses, a cartilagem de tubarão não parece provocar quaisquer reações tóxicas.

DICAS
Muitos produtos com cartilagem de tubarão contêm poucos ingredientes ativos porque estes estão diluídos por agentes quelantes e excipientes. Leia com atenção os rótulos!

ÚLTIMAS DESCOBERTAS
Segundo um recente estudo canadense, a cartilagem de tubarão auxilia no tratamento da psoríase, um problema caracterizado por inflamação excessiva e crescimento de novos vasos sanguíneos na pele. Para simular essa doença, os pesquisadores aplicaram irritantes químicos nos braços de nove voluntários saudáveis. Quando aplicado a pele antes do agente irritante, um extrato de cartilagem de tubarão abortou e eficazmente a reação inflamatória. Em um estudo de acompanhamento, o extrato também aliviou a erupção cutânea de pessoas com psoríase.
Embora a cartilagem de tubarão seja promovida por suas propriedades no combate ao câncer, o suplemento não pareceu ter qualquer efeito em um estudo recente realizado pelo Instituto do Câncer norte-americano. Cerca de 60 pacientes com cânceres de mama, cólon, pulmão, próstata e outros cânceres avançados tomaram numerosas colheradas de cartilagem de tubarão, três vezes ao dia. Após 10 meses, o suplemento não apresentou qualquer efeito detectável nos tumores.

VOCÊ SABIA?
No Japão, a sopa de barbatana de tubarão é tomada para prolongar o tempo de vida.