domingo, 11 de setembro de 2011

CAROTENÓIDES



CAROTENÓIDES

Os pigmentos que conferem a algumas frutas e vegetais sua coloração vermelha, laranja e amarela são denominados carotenóides. Eles também são poderosos combatentes de doenças. Se sua alimentação não contém carotenóides suficientes, os suplementos são uma opção.

INDICAÇÕES:

Reduz o risco de determinados cânceres, inclusive de próstata e de pulmão.
Confere proteção contra doenças cardíacas.
Torna lenta a degeneração da mácula ( retina).
Aumenta a imunidade.

APRESENTAÇÃO

Cápsulas
Comprimidos
Cápsulas gelatinosas

ATENÇÃO!

LEMBRETE: Se você tem algum problema de saúde, converse com seu médico antes de tomar suplementos.



O QUE É
Embora mais de 600  carotenóides tenham sido identificados nos alimentos, parece que apenas seis deles são empregados de forma significativa pelo sangue ou pelos tecidos do organismo. Além do beta-caroteno, que é provavelmente o carotenóide mais conhecido, exist4em o alfa-caroteno, o licopeno, a tuteína, a zeaxantina e a criptoxantina.
Embora os carotenóides sejam encontrados em várias frutas e vegetais, os ali mentos que representam as fontes mais concentradas podem não fazer parte da sua alimentação diária. O alfa-caroteno é encontrado na cenoura e na abóbora; o licopeno é abundante nas frutas vermelhas, como  melancia, grapefruit, goiaba e especialmente em extratos de tomates. A luteína e a zeaxantina são abundantes em vegetais verde-escuros, abóbora e pimentas malaguetas; e a criptoxantina é encontrada em mangas, laranjas e pêssegos. Para evitar determinadas enfermidades estaria indicada a prescrição de uma mistura dos seis carotenóides principais.

O QUE FAZ
O benefício principal dos carotenóides fundamenta-se em seu potencial antioxidante. Os antioxidantes são com postos que protegem as células de lesões por moléculas instáveis de oxigênio denominadas radicais livres. Embora os carotenóides sejam semelhantes, cada um atua em um tipo específico de tecido corporal. Além disso, o alfa-caroteno e a criptoxantina podem ser convertidos em vitamina A no organismo, mas não tanto quanto o beta-caroteno.

PREVENÇÃO
Os carotenóides podem proteger contra determinados tipos de câncer, aparentemente pela limitação do crescimento anormal de células. O licopeno, por exemplo, parece inibir a formação de câncer de próstata.
Pesquisadores da Universidade de Harvad, nos Estados Unidos, descobriram que homens que consomem 10 ou mais porções de alimentos a base de tomate por semana – os tomates são a fonte alimentar mais importante de licopeno – reduzem o risco de câncer de próstata em quase 45%. O licopeno também pode ser eficaz contra cânceres de estômago e do trato digestivo. Os estudos mostram que a ingestão elevada de alfa-caroteno, luteína e zeaxantina reduz o risco de câncer de pulmão e que a ingestão de criptoxantina e de alfa-caroteno reduz o risco de câncer de colo uterino.
Além disso, os carotenóides combatem as doenças cardíacas. Em um estudo realizado com 1300 idosos, aqueles que consumiam a maior quantidade de alimentos ricos em carotenóides corriam metade do risco de desenvolver  doenças cardíacas e tinham uma chance 75% menor de sofrer um infarto do miocárdio do que aqueles que ingeriam menos alimentos ricos em carotenóides, e isso continuou a ser verdade mesmo depois que os pesquisadores levaram em conta outros fatores de risco de doença cardíaca ( como tabagismo e níveis elevados de colesterol ). Os cientistas acreditam que todos os carotenóides, sobretudo o alfa-caroteno e o licopeno, bloqueiem a formação de colesterol LDL ( “MAU”), que pode causar infartos do miocárdio e outros problemas cardiovasculares.


BENEFÍCIOS ADICIONAIS

Os carotenóides luteína e zeaxantina promovem uma visão clara ao absorver os raios ultravioleta nocivos à saúde e neutralizar os radicais livres na retina (  a região do olho sensível a luz). Isso pode ajudar a reduzir o risco de degeneração macular, um distúrbio da visão relacionado com a idade e que é a principal causa de cegueira em idosos. Outros carotenóides podem evitar lesões no cristalino e, dessa forma, reduzir o risco de catarata.
Estudos preliminares também indicam que existe uma ligação entre baixos níveis de carotenóides e distúrbios menstruais. Outros estudos mostram que, mesmo após o aparecimento do câncer, uma alimentação rica em carotenóides pode melhorar o prognóstico.

COMO TOMAR

Dosagem: Se você não come uma ampla variedade de alimentos ricos em carotenóides, tome um suplemento que contenha carotenóides mistos – alfa-caroteno, beta-caroteno, licopeno, luteína, zeaxantina e criptoxantina – e forneça a seu organismo um mínimo de 10.000 UI de vitaminas A diárias. Doses maiores de carotenóides mistos podem ser recomendadas para a prevenção de distúrbios específicos.

ORIENTAÇÕES:
Consuma as refeições, os suplementos de carotenóides que contenham alguma gordura. Essa gordura ajuda o organismo a absorver mais  eficazmente os carotenóides. Alguns especialistas também acreditam que o organismo absorverá mais desses   nutrientes se a dose diária total de carotenóides separadamente ao longo do dia.

EFEITOS COLATERAIS POSSÍVEIS

Doses grandes de carotenóides ( seja nos alimentos ou na forma de suplementos) podem amarelar a pele, sobretudo as palmas das mãos e as plantas dos pés. Esse efeito é inócuo e desaparecerá com a redução do consumo dos carotenóides. Embora não existam outros efeitos colaterais conhecidos associados ao consumo de grandes doses de carotenóides mistos, o consumo de doses elevadas de carotenóides individuais pode interferir na atuação dos outros carotenóides.



FATOS & DICAS

As mulheres que tomam anticoncepcionais orais e as mulheres que após a menopausa passam a fazer  reposição hormonal ( baseada em estrogênio) apresentam níveis reduzidos de carotenóides no sangue. Esses dois grupos de mulheres podem se beneficiar do uso de carotenóides mistos.
Tomates cozidos contêm menos água e, por conseguinte, mais licopeno que os tomates crus. Alguns especialistas acreditam que o óleo usado no molho de tomate torne o licopeno mais absorvível.

ÚLTIMAS DESCOBERTAS

Um importante estudo europeu constatou que o licopeno ajuda a prevenir infartos do miocárdio. Os  homens que consumiram grandes quantidades de licopeno corriam apenas metade do risco de infarto do miocárdio que os homens que consumiam pequenas quantidades. O efeito protetor do licopeno foi maior nos não-fumantes.

VOCÊ SABIA?

Os vegetais verde-escuros contêm carotenóides. A clorofila verde mascara os pigmentos amarelo-alaranjados que eles contêm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário