domingo, 19 de setembro de 2010

Inaugurando o meu Blog

Oi pessoal, tudo bem?
Estou inaugurando o meu blog  hoje com uma pequena introdução e apresentação e posteriormente pretendo publicar vários artigos a respeito de musculação, nutrição, saúde, e um pouco de sexo. Sexo sim, porque não? Estamos aqui graças a nossa sexualidade e apesar de fazer parte da nossa existência, muitos de nós não conhece profundamente a sua própria sexualidade, tem muitas dúvidas  sobre este assunto.
O que me incentivou a criar este blog foi o fato de, aqueles que entram em uma academia buscando um melhor condicionamento, ganho de massa ( muitas vezes sonhando com aquele volume de músculos de um fisiculturista ), perda de peso, etc., muitas vezes se deparam com academias mal equipadas, sem a preocupação com os resultados dos alunos, com professores sem conhecimento e experiência em musculação, que acabam passando para seus alunos trabalhos ineficientes, misturados a uma série de mitos, etc.
Não sou professor de educação física, não sou médico, não sou treinador, não sou profissional de nenhuma área acima citada. Sou apenas um praticante e apaixonado pela musculação. Sendo apaixonado, procuro estudar e ler bastante a respeito desta arte. Sim, a musculação séria é uma arte.  Tudo que eu escrever aqui é fruto das minhas leituras em revistas e sites especializados como: JMF, SUPER TREINO, MUSCLE IN FORM, MEN´S HEALTH , TREINOPESADO ( site ), e também das minhas conversas com a minha namorada que é professora de educação física e personal trainner, com o meu amigo Tião, também professor e personal, além de ser também um estudioso e praticante da musculação.
Comecei a praticar esportes na adolescência. Fazia ginástica e artes marciais. Apesar de gostar tanto de atividade física, fiquei sem fazer absolutamente nada dos 22 aos 38 anos. Aos 38 voltei a fazer ginástica aeróbica e aos 40 iniciei na musculação, tenho hoje 42 e daqui a poucos dias farei 43. Lamento ter começado tão tarde na musculação. Além de ter começado muito tarde, começei errado. Algum tempo depois que  começei na musculação,  procurei ler revistas especializadas e fui percebendo que havia muita diferença do treinamento de fisiculturistas,  para o treinamento que temos normalmente nas academias.
Quando eu começei a buscar o ganho de  massa muscular, fazia ainda a ginástica aerobica. Ficava muito tempo na academia, não me alimentava direito, e suplementação nem pensar.
Resultado... não tinha resultado!
Infelizmente, muitos professores  colocam seus alunos para fazer um tour pela academia, e não levam em consideração o perfil e objetivo deste aluno.
Vemos alunos magros que desejam adquirir um considerável ganho de massa magra
( músculos )  fazendo todo tipo de exercício, e será que eles estão se alimentando, estão suplementando? Quando digo todo tipo de exercício, estou dizendo que eles estão fazendo aqueles exercícios que deveriam fazer somente quando já estivessem com um volume de  massa magra considerável. Temos no treinamento de musculação os exercícios básicos ( multiarticulares ), que são os melhores para ganho de músculos, e temos os exercícios lapidadores ( monoarticulares ). Como o próprio nome já diz, eles irão lapidar o músculo. Mas se não existe ainda um volume muscular considerável, eles vão lapidar o quê? Osso? Esta pergunta me fez o amigo Tião quando me explicava estas coisas. Quando um artesão faz uma escultura, ele precisa de uma matéria bruta para lapidar. Com esta matéria bruta em mãos, ela faz seu trabalho, lapidando e dando forma aquela matéria. Na musculação é a mesma coisa. Então porque muitos professores colocam seus alunos para fazerem todo tipo de exercício? Por que muitos professores fazem fichas de treinamento que o aluno fica cerca de  duas horas para cumprir. Este aluno terá resultado? Este aluno não terá resultados porque seu corpo vai entrar em catabolismo, ou seja, seu organismo vai retirar dos músculos, (músculos, aquilo que você está lutando para conquistar) , a energia para se manter. Nem mesmo os profissionais do fisiculturismo costumam ficar tanto tempo assim, e se ficam um tempo prolongado, a alimentação e suplementação é fator importantíssimo e fazem parte deste treinamento. O tempo ideal é em torno de 50 à 60 minutos. Muitos preferem ainda um tempo menor, com um treinamento bem intenso.
A maioria dos alunos não tem noção nenhuma do que comer antes e depois do treino, muitos nem sabem que precisam se alimentar imediatamente, dentro de 30 minutos no máximo, e assim não permitir que seu treino seja em vão. E os treinamentos então! Muitos professores não conhecem os métodos de treinamento, que são muitos, não tem criatividade para se fazer uma ficha e sempre os alunos estão treinando da mesma forma, o que leva ao desânimo e a falta de esperança de adquirir o físico que tanto sonhava. As vezes vejo alunos fazendo intervalos para descanso entre as séries, que mais parece férias. Eu vi uma vez uma ficha de um aluno, em que o professor colocou com letras enormes que o tempo de descanso entre as séries seria no mínimo de 2 minutos. Levando em consideração a quantidade de exercícios que estava na ficha, este aluno iria ficar, somente descansando, UMA HORA E 40 MINUTOS ( 01:40 h ).O que eu vejo é que os professores formados nos cursos de educação física não recebem destes cursos conhecimentos sobre o mundo da musculação. A ênfase maior é em outras atividades e estes professores saem das faculdades sem condições de assumir uma sala de musculação. Quando percebi isto, foi por terra o meu desejo de fazer um curso de educação física. Pra quê fazer um curso que não me dará o que preciso? Para adquirir conhecimento sobre musculação é preciso fazer cursos voltados somente para esta área. Estes conhecimentos estou adquirindo aos poucos e pretendo ainda fazer um curso pela NABBA.
Para se ter sucesso nos treinamentos, é preciso:
·        Treinamento correto;
·        Alimentação correta;
·        Suplementação;
·        Descanso;
Se falharmos em um destes ítens, tudo vai por água abaixo.

Na próxima postagem darei dicas de  treinamento.
Bons treinos e lembrem-se, a melhor maneira de se treinar é a moda antiga, como os grandes fisiculturistas do passado. Não adianta ficar inventando muito. Para bons resultados, basta seguir os exemplos deles. É assim que tenho feito, e desta forma, mesma já tendo passado dos 40 anos de idade, tenho tido bons resultados!

Um comentário:

  1. Muito bom! Tenho esta mesma impressão. Sinto uma falta de preparo muito grande em alguns professores.

    ResponderExcluir